Este blog pertence a quem mais não vai querer que partilhar alguma da experiencia adquirida ao longo dos seus anos os quais não são assim tão poucos. Assim fica revelada aqui a sua intenção.

26.4.07

(in... « férias avec »)
A promessa
O ti António botas era o feitor de uma quinta em Santa Comba Dão. De poucas posses tinha um filho na primária que era um aluno excepcional. Estaria ,quando muito, destinado a ser um bom cavador. A madrinha, baronesa, dona da quinta e pessoa de posses e muita influência mandou chamar o feitor:- António , disse : - temos de dar estudos ao teu pequeno! É uma pena que não seja aproveitado!- Mas Vossa Excelência Senhora baronesa bem sabe que não tenho posses.- Não te incomode! Põe-se o miúdo no seminário e deixa-se seguir, sempre lhe darei o apoio que esteja foradas tuas possibilidades. Mais tarde, se não desejar ser padre encarregar-me-ei do curso que ele escolher.O tempo correu. Com a implantação da república e grande antipatia pelos seminários verificou-se uma grande baixa nas ordenações. E é assim que ele aparece em casa dos pais armado do seu canudo de Direito pela Universidade de Coimbra.- Meu filho , - diz o velho pai , com lágrimas nos olhos! Para ser feliz só me falta cumprir a promessa que nós - eu e a tua mãe - fizemos ao Santo António. Que promessa ? Pergunta o jovem doutor?- Prometemos ao santo nosso protector que lhe daríamos o valor de uma vaca no dia em que acabasses o teu curso de doutor. E, chorava, o pobre homem deveras comovido.- Muito bem! Diz o novo doutor com os olhos a luzir:- O meu pai entrega-me a vaca que eu próprio a irei vender na feira da vila.No dia seguinte pede à mãe que lhe dispense um grande galo branco que mete debaixo do braço esquerdo sob um capote de burel.Com a mão direita segura a vaca pela soga e dirige-se à feira .- Ora muito bom dia senhor doutor! Cumprimenta-o um conhecido negociante de gado .Bons olhos o vejam por cá! Veio para comprar, ou para vender?- para vender! Estará interessado ?Reponde-lhe o vizinho:- Estou sim, essa vaca é um belo exemplar!Pois bem diz o doutor, vendo barato, apenas por 2$500reis.- Está a brincar?- Não estou. Só que, não vendo a vaca sem o galo. E mostra-lhe o soberbo galo que trás debaixo do capote.- E quanto pede pelo galo?-25 Notas ! (de 100)- O Sr. Doutor manga de mim ? Não! Ou vossemecê compra tudo, ou não compra nada!Bem, se é assim, um galo e uma vaca por 2502$50penso que é um preço justo. Fecho já o negócio.Assim que chega a casa o novo doutor estende uma nota de dois mil e quinhentos reis , com fundo azul e verso alaranjado e diz:- Meu pai faça-me o favor de cumprir a sua promessa entregando essa nota para o santo da sua devoção que foi o preço que eu consegui pela sua vaca. E aproveite a ocasião para entregar à mãe, para guardar, debaixo do colchão, estas vinte e cinco notas no total de dois contos e quinhentos mil reis que foi o apurado na venda do Galo que a mãe me dispensou .

Sem comentários:

Acerca de mim